Gucci lança par de tênis digital para ser usado em aplicativos

O “Virtual 25” custa US$ 12 e poderá ser usado em mídias sociais e em jogos on-line

Foto: Reprodução

A pandemia de Covid-19 acelerou a digitalização de vários segmentos e o de moda não ficou fora dessa: as marcas começaram a lançar peças digitais, que podem ser vestidas exclusivamente para publicações de fotos e vídeos nas redes sociais. Foi o caso da Gucci, que lançou seu primeiro par de tênis totalmente virtual.

O “Virtual 25” custa US$ 12 – cerca de R$ 66 – no aplicativo da marca de luxo ou US$ 9 – cerca de R$ 50 – no aplicativo da AR Wanna Kicks. Criados por Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, os tênis são de cano alto e vem nas cores verde neon, rosa e azul. Para usá-lo, é necessário apontar a câmera traseira do smartphone e, assim, eles aparecerão calçados automaticamente.

Como todas as roupas da grife italiana, os sapatos tem o logotipo GC na sola do sapato e na língua inflável. Os calçados foram criados em parceria com a Wanna, empresa especializada em tecnologia AR para marketing e possui um aplicativo para experimentar tênis on-line. A Gucci pretende ampliar o catálogo de tênis e sapatos virtuais, criando novos modelos que possam ser usados em aplicativos.

Além disso, o projeto dos tênis digitais visa digitalizar o portfólio de sapatos do mundo real para que os clientes possam “testar” os produtos antes da compra. O Virtual 25, entretanto, não foi a estreia da Gucci no mercado de calçados digitais: a marca já apresentou peças para os games Pokémon Go e The Sims.