Profissões em alta no mercado digital

Conheça quatro profissões que ganharam impulso na pandemia

Foto: Reprodução

A pandemia de Covid-19 acelerou o processo de digitalização do mundo. Desta forma, o mercado digital cresceu e algumas profissões ganharam impulso. Conheça alguma delas:

Gestor de Tráfego Pago

Atualmente, as empresas têm necessidade de divulgar seus serviços e produtos no ambiente digital. Então, é aí que entra o gestor de tráfego – um profissional indispensável no atual cenário do marketing digital. 

O tráfego pode ser considerado um dos pilares para a estrutura de um negócio, sendo o responsável pela conquista de novos clientes. O tráfego pago é obtido por publicidade ou anúncios com um pagamento, podendo ser um valor fixado ou com custo apenas quando o usuário clica no anúncio. 

O gestor de tráfego pago é o responsável por organizar, analisar e liberar demandas, estratégias e ações dentro de uma agência, fazendo o gerenciamento dos investimentos de empresas em campanhas patrocinadas no Facebook, Instagram, Google, Youtube e outras plataformas.

Esse profissional também analisa se as campanhas estão ou não dando resultados – promovendo, assim, a adequação necessária – e pode trabalhar dentro de uma única empresa ou atuar como autônomo, atendendo vários negócios.

Programador

O ambiente digital sempre precisa de um programador. Com isso, a profissão se tornou uma das mais disputadas. Para de tornar um, é necessário que o profissional domine as linguagens de html, java, c++ e outras para criar novas funcionalidades e soluções.

A função de um programador é aperfeiçoar websites, aplicativos, programas de computador, sistemas operacionais, sistemas de empresas, redes sociais, entre outros. Há muitas possibilidades de atuação e diversas oportunidades para quem quer trabalhar na área.

O programador coleta dados de usuários para uma posterior análise que facilita a tomada de decisões assertivas e bem fundamentadas no desenvolvimento de produtos e serviços.

Copywriter

Textos persuasivos podem atrair clientes, e o copywriter é o profissional responsável por sua produção, com conteúdos focados na conversão para guiar o leitor a uma ação específica – geralmente, a compra de um produto ou serviço.

Atualmente, a disputa por atenção nas redes sociais é cada vez maior e cabe ao copywriter comunicar suas ideias de maneira assertiva, atraente e persuasiva para chamar atenção e mudar o resultado de um negócio. É preciso, por isso, ser um bom vendedor e ter uma boa habilidade com a escrita.

O copywriter escreve postagens para o Instagram, roteiros de vídeos para o YouTube, cartas de vendas, e-mails, lançamentos digitais e tudo que envolva a escrita para persuadir o cliente a tomar uma ação.

Estrategista Digital

O gerenciamento de todas as estratégias do marketing digital de uma empresa, infoproduto, e-commerce ou qualquer outro negócio é com esse profissional, que deve ter uma visão macro dos negócios, entender as possibilidades no mercado e conduzir o time na melhor estratégia para alcançar os resultados. 

Um estrategista digital define as metas de negócios e métricas de sucesso junto ao cliente; define objetivos de gerenciamento, ROI (Retorno sobre Investimento) e outros; compreende o que se deve priorizar no contexto do mercado digital; planeja a estratégia de geração de leads e vendas.

Todas as atribuições estratégicas passam pela mão do estrategista digital, que pode atuar tanto dentro de empresas, como atendendo influenciadores ou produtores de cursos on-line.