Uma pesquisa da Strategy Analytics, empresa de mercado especializada, apontou que, no primeiro trimestre do ano, as vendas globais de smartphones apresentaram recuperação e mostraram um crescimento mais forte desde 2015. Os fabricantes de smartphones venderam cerca de 340 milhões de unidades nos primeiros três meses do ano, um aumento de 24%.
A alta acontece após uma queda de mercado devido à pandemia de Covid-19 durante grande parte do ano passado, quando muitos consumidores adiaram compras. O levantamento constatou que os ganhos foram impulsionados pela forte demanda de consumidores que possuem dispositivos desatualizados e pelo forte impulso da rede 5G dos provedores chineses.
A diretora sênior da Strategy Analytics, Linda Sui, observando o aumento de 35% no mercado chinês, afirmou que o mercado teve um trimestre impulsionado pelo sucesso do produto 5G em vários níveis de preços. Segundo ela, a escassez de chips e as limitações de fornecimento não tiveram um impacto significativo no primeiro trimestre entre as cinco principais marcas, mas deve ser uma preocupação para os fornecedores menores.
A Samsung liderou o mercado com 23% dos aparelhos vendidos, seguida pela Apple com 17%. Eles foram seguidos por três fabricantes chineses: Xiaomi (15%), Oppo e Vivo (11% cada). Neil Mawston, CEO da consultoria da Strategy, ressaltou que o crescimento de 32% da Samsung levou ao lançamento dos telefones 4G e 5G mais acessíveis da série A, bem como às fortes vendas de sua série da Galaxy s21.