Lojas Americanas adquire dona da Imaginarium por cerca de R$ 250 milhões

Varejista busca diversificação com novas categorias de produtos

Foto: Reprodução

As Lojas Americanas adquiriu 70% das ações do Grupo Uni.co, dono das marcas Imaginarium, Puket, MinD e Lovebrands – participação pode chegar a 100% em até três anos. O valor da aquisição não foi revelado, mas a XP Investimentos calcula que a transação ficou em torno de R$ 250 milhões.

A companhia planeja ser mais presente em segmentos de maior frequência de compras, como moda, acessórios, presentes e design. O Grupo Uni.co atua no varejo físico e virtual por meio de uma estratégia omnichannel, de integração de canais físicos e digitais. Até então, são 440 franquias das marcas da empresa.

As franquias são especializadas no segmento de fun design, que engloba itens de decoração e vestuário com design criativo. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Lojas Americanas informou que a aquisição é mais um movimento da empresa na expansão de sua plataforma de varejo especializado em franquias e marcas próprias.

Segundo analistas do Goldman Sachs, internalizar segmentos de maior frequência média de compra pode agregar mais força à capacidade das Lojas Americanas para desenvolver sua estratégia de marca própria. Em fevereiro, foi anunciado também uma parceria com a BR Distribuidora, para integrar as 1.200 lojas de conveniência na oferta da companhia