Investidores ajudam startups a crescerem no mercado de trabalho

Os investidores são conhecidos como fábrica de startups e colocam dinheiro para motivar as equipes

Foto: Reprodução

Algumas startups estão recebendo apoio de empresas para que cresçam no mercado de trabalho. A “fábrica de startups”, como são conhecidas nesse meio, atuam como investidores que colocam dinheiro para motivar equipes na busca por desenvolvimento, aperfeiçoamento e sucesso financeiro.

Esse investidores apostam todas as suas fichas nas startups. Renata Costa e mais dois sócios, por exemplo, fazem parte do time que lidera uma startup do setor de varejo. Juntos, eles criaram um programa que utiliza uma tecnologia para o escaneamento de códigos de barra de produtos para fazer o pagamento móvel.

Venture builder

A empresa de Costa e seus sócios foi notada por 50 investidores que facilitaram o capital que eles necessitavam para impulsionar o crescimento da startup – um dos investidores, uma venture builder, uma fábrica de startups.

Roberto Pina, fundador de uma venture builder, explica que pega empresas em estágios diferentes, não necessitando serem tão evoluídas. Segundo ele, podem estar logo no começo, assim, pode ajudar a transformar a ideia num negócio perene e lucrativo.

Etapas

Por etapas, veja abaixo como funciona o método usado por Pina para a startup de Costa:

1. Entender se tem um “fit”, um encaixe entre as empresas;

2. Bussines view (visão de negócio);

3. Planejamento estratégico;

4. Aprofundamento em dados;

5. Finanças;

6. Crescimento da empresa;

7. Governança.

Pina acrescenta que tem também separação da empresa para o empreendedor estar sempre apto a falar com o investidor. Na etapa de fases, a startup de Costa se encontra na fase três.

Pronta para faturar

Segundo o investidor, o intuito é cooperar com o crescimento de pelo menos 20 startups, mas sem o impedir de procurar por mais. Ele ressalta ainda que o objetivo final da venture builder é deixar a startup pronta para faturar e, a partir de então, ganhar um percentual disso.