Nasa fecha contrato com SpaceX para levar astronautas à Lua

Empresa de Elon Musk venceu concorrência com outras gigantes do ramo aeroespacial dos EUA

Foto: Reprodução

A empresa espacial SpaceX, do bilionário Elon Musk, foi escolhida pela Nasa para construir a espaçonave que levará astronautas à Lua em 2024, informou a agência espacial norte-americana nesta sexta-feira (16). A companhia de Musk desbancou a Blue Origin, de Jeff Bezos, e a Dynetics Inc., e vai receber US$ 2,9 bilhões – aproximadamente R$ 16,2 bilhões.

É um marco atípico nas práticas da Nasa, que normalmente escolhe várias empresas, a fim de se prevenir caso ocorra alguma falha. Bezos e Musk, respectivamente, estão entre as três pessoas mais ricas do mundo, de acordo com a Forbes, e competiam para liderar a volta da humanidade à Lua pela primeira vez desde 1972.

O contrato é uma grande vitória para a SpaceX, que se solidifica como uma parceira de confiança da agência norte-americana. A Nasa fez o anúncio do contrato para a primeira viagem comercial à Lua, como parte do programa Artemis, em uma videoconferência. A agência espacial disse que a sonda levará dois astronautas americanos à superfície lunar.

Protótipo

O contrato inclui o protótipo da Starship, espaçonave que está sendo testada nas instalações da SpaceX, no sul do Texas. Segundo a Nasa, a nave inclui uma cabine espaçosa e duas câmaras de descompressão para caminhadas na Lua, já a arquitetura permite que o sistema de lançamento e de pouso seja todo reutilizável, sendo projetado para viagens à Lua, a Marte e a outros destinos espaciais. 

Missão

A Nasa quer usar seu Sistema de Lançamento Espacial para transportar quatro astronautas a bordo de uma cápsula da tripulação Orion, que se acoplará a uma estação espacial lunar chamada Gateway. A Starship estará esperando para receber dois integrantes da tripulação para a etapa final da viagem à superfície da Lua. 

A ideia é que o Gateway seja uma estação intermediária, mas para a missão inicial, a Orion poderia se acoplar diretamente à Starship, segundo a Nasa. Os astronautas passariam uma semana na Lua antes de embarcar na nave da SpaceX para voltar à órbita lunar e, em seguida, embarcar na Orion de volta à Terra.