Mulheres em cargos de liderança cresceu 20% em 2020, aponta pesquisa

Maior presença de mulheres em assentos de posições estratégicas é reflexo de um crescente aumento da participação feminina em processos seletivos

Foto: Reprodução

As mulheres estão conseguindo ocupar mais espaço em cargos de liderança, de acordo a Page Executive, unidade de negócio do PageGroup, especializada em recrutamento e seleção de executivos para alta direção. A pesquisa realizada apontou que o número de mulheres em cargos de liderança registrou um crescimento de 20% em 2020.

A presença feminina saltou de 30% para 37% no ano passado. Segundo a consultoria, a presença das mulheres em seus processos seletivos passou de 50% em 2019 para 70%. Assim, a Page Executive constatou que a maior presença em assentos de posições estratégicas é reflexo de um crescente aumento da participação feminina em seletivos.

Fernanda Amorim, diretora da Page Executive, afirmou que esse aumento expressivo da presença de mulheres em cargos de liderança mostra que o mercado está cada vez mais engajado em deixar essa balança mais equilibrada. Segundo ela, a maioria das empresas pedem para incluir mais mulheres na lista de candidatos finalistas a uma vaga.

Atuação

Entre os segmentos em que há maior participação de mulheres em cargos de alta direção, estão “Varejo”, “Farmacêutica”, “Cosméticos” e “Bens de Consumo”. Já os segmentos “Agro e Indústrias de Base” e de “Bens de Capital” ainda não contam com expressiva atuação feminina. Quanto às áreas, há maior presença de mulheres em “RH”, “Marketing” e “Comercial”. A participação menos intensa aparecem em “Operações” e “Financeira”.