Empresa cria adesivo que indica nível de desidratação durante os treinos

O Gx Sweat Pach foi desenvolvido em parceria com a startup estadunidense Epicore Biosystems

Foto: Divulgação

A Gatorade, uma marca de bebidas isotônicas, lançou um adesivo capaz de dizer se a pessoa está hidratada enquanto pratica esportes. Chamado de “Gx Sweat Pach”, o item foi desenvolvido em parceria com a startup estadunidense Epicore Biosystems. O dispositivo foi projetado para ser grudado na parte interna do braço esquerdo do usuário durante um treino e conectado a um smartphone por intermédio de um aplicativo.

Desta forma, é gerado um “perfil de suor”, que permite ao usuário saber o quanto ele precisa se hidratar. Em contato com o fluído, o adesivo muda de cor para indicar a desidratação. Após o treino, o usuário deve acessar um aplicativo próprio do adesivo para saber o quanto precisa se hidratar para repor seus níveis de água e sais minerais.

Seu funcionamento ocorre através de camadas de polímeros finos gravados com canais microfluídicos. O suor liberado é sugado por um dos canais e lentamente o preenche tingindo o adesivo de laranja. Em outros canais, durante os exercícios, o suor irá reagir com o cloro, gerando a cor roxa, indicando a concentração de sódio.

Um pacote de dois adesivos custa US$ 24,99 – cerca de R$ 160 – no mercado americano. Cada um deles pode ser usado uma única vez. Em nota, a Gatorade confirmou que tem a intenção de trazê-los para o Brasil, mas ainda não há previsão para a chegada.

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