Roblox chega a US$ 46 bilhões em valor no primeiro dia na Bolsa de NY

Seu valor de mercado superou o de grandes empresas de games como a Electronic Arts e Take-Two

Foto: Reprodução

As ações da Roblox, empresa americana de jogos, tiveram um salto de até 60% em sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York, na quarta-feira (10), o que avalia a empresa em mais de US$ 46 bilhões. Seu valor de mercado superou o de grandes empresas de games como a Electronic Arts (US$ 37,43 bilhões) e Take-Two (US$ 18,98 bilhões).

Roblox é uma plataforma em que os jogadores podem desenvolver e jogar games e até mesmo vender seu conteúdo. Ela tem 200 milhões de jogadores ativos mensais e 56% deles tem menos de 13 anos de idade. Durante a pandemia de Covid-19, a base de usuários cresceu em 40% e o número de usuários ativos diários teve um aumento de 85%.

Videogame alavancou a demanda

A empresa levantou cerca de US$ 520 milhões em janeiro durante uma rodada de captação de fundos, o que então a avaliava em US$ 29,5 bilhões, mais de sete vezes a avaliação de US$ 4 bilhões em sua rodada anterior de meses antes. A Roblox se beneficiou do aumento da demanda por videogames em 2020, à medida que consumidores, em meio ao isolamento social proposto para conter a Covid-19, buscaram entretenimento doméstico.

Quando a pandemia obrigou as pessoas a ficarem em casa, muitos passaram o tempo jogando nos aparelhos que tinham disponíveis. Para as empresas de videogame, isso significou rios de dinheiro. Um recorde de US$ 56,9 bilhões foi gasto em jogos no ano passado nos Estados Unidos, um aumento de 27% ante 2019, segundo o NPD Group.

A Sony, que lançou o PlayStation 5, relatou um salto de 62% nos lucros, enquanto a Microsoft registrou US$ 5 bilhões em receita trimestral de jogos pela primeira vez devido às vendas de seus novos aparelhos Xbox. Em entrevista ao NY Times, Joost van Dreunen, um professor da Universidade de Nova York que estuda o negócio de videogames, afirmou que a indústria de jogos está nadando em dinheiro.

Grande marco

O presidente-executivo da Roblox, David Baszucki, em uma entrevista antes de as ações começarem a ser negociadas, afirmou que o resultado é um marco em uma jornada que começou há mais de 15 anos. A Roblox está abrindo o capital por meio de uma listagem direta e não está vendendo nenhuma ação antes de sua estreia, como é o caso dos IPOs.