WhatsApp libera recurso de chamadas de voz e vídeo pelo computador

Ferramenta está disponível nos aplicativos para Windows e Mac, mas ainda não funciona pelo navegador web

Foto: Reprodução

WhatsApp lançou um recurso de chamada de voz e vídeo pelo computador, por meio dos aplicativos para Windows e Mac. Os usuários poderão usar telas de desktop para chamadas em modo retrato e paisagem, e que estas serão criptografadas de ponta-a-ponta. A ferramenta, no entanto, não funciona no WhatsApp Web.

A mudança para facilitar chamadas em telas grandes colocaria o WhatsApp no mesmo nível do Zoom e do Google Meet, mas não está claro se ele tem ambições de competir com os dois no espaço empresarial. Mas, por enquanto, só é possível fazer ligações individuais – o recurso de chamadas em grupo de até 8 pessoas ainda não está liberado.

Segundo a rede social, a liberação das chamadas no computador será feita de forma gradual, então é possível que a opção não apareça imediatamente para todas as pessoas. O WhatsApp, contudo, está liberando a atualização no mundo todo. Até então, somente usuários do aplicativo para Android e iPhone (iOS) podiam fazer chamadas de voz.

O recurso era esperado há algum tempo e chega no “aniversário” de um ano da pandemia de Covid-19, quando as chamadas de vídeo cresceram mundialmente e o WhatsApp chegou a registrar 1,4 bilhão de ligações em um só dia no Ano-Novo.

Como fazer ligações pelo WhatsApp:

  1. Baixe o aplicativo do WhatsApp para Windows ou Mac;
  2. Faça o login com o seu WhatsApp. No Android, toque no ícone de três pontinhos localizado na parte de cia da tela e aperte em “WhatsApp Web”. No iPhone, clique no ícone da engrenagem (Ajustes) que fica na parte de baixo e toque em “WhatsApp Web/Computador”.
  3. Em seguida, escaneie o QR Code;
  4. Abra uma conversa e ao lado da foto e do nome do contato, clique no ícone de ligação por voz ou vídeo.