99 expande categoria de corridas exclusiva para mulheres em todo o Brasil

A ferramenta estará disponível em todas as regiões do país a partir desta segunda-feira (8)

Foto: Reprodução

99, empresa de transporte por aplicativo, vai expandir para mais cidades do Brasil sua categoria de uso exclusiva para mulheres. A função, chamada de “99Mulher”, que permite que motoristas mulheres possam escolher transportar apenas passageiras, estará disponível em todo o país a partir desta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a 99, as condutoras poderão a qualquer momento ligar ou desligar a função por um botão no aplicativo. No caso das passageiras, quando solicitarem as viagens, serão avisadas sobre o envio de uma motorista exclusiva para mulheres. Para atestar as informações, a empresa analisa a documentação e verificação facial.

Mais de 78 mil corridas já foram feitas pela categoria nos últimos seis meses, segundo a 99. Em testes de eficácia realizados em fevereiro, zero casos relacionados à segurança aconteceram em corridas pela funcionalidade. O recurso ajudou a reduzir em 5% das ocorrências de assédio, por milhão de corridas, entre julho e dezembro de 2020.

Pâmela Vaiano, diretora de comunicação da 99, explicou que a iniciativa faz parte do programa “Mais Mulheres na Direção”, projeto com objetivo de aumentar o número de motoristas no aplicativo, ao oferecer mais segurança para todas as usuárias da plataforma. A expectativa, segundo ela, é que a expansão reduza ainda mais os casos.

Outra empresa do segmento, o Uber, também oferece esta modalidade de atendimento. O “U-Elas”, lançado por meio do programa “Elas na Direção”, também permite que mulheres motoristas possam receber somente chamadas de passageiras. A função começou a ser testada em 2019 e foi liberada em todo o Brasil desde 8 de dezembro.