Muitos brasileiros tiveram seus dados expostos desde o início do ano, pelo menos 223 milhões estão na lista de quem teve informações pessoais vazadas em 2021. A estatística inclui até mesmo pessoas falecidas. Após o primeiro vazamento, houve uma segunda onda, que envolveu mais de 102,8 milhões de dados de celulares expostos na internet.
Com a exposição de dados, veio à tona uma informação que muitos não sabiam. Desde então, os brasileiros estão tomando conhecimento de que seus nomes e dados foram utilizados na abertura de contas correntes e empréstimos ilegais. O site “Registrato”, do Banco Central, disponibiliza a consulta de dados e, assim, é possível descobrir se o usuário teve seus dados expostos ou usados em alguma fraude.
É necessário que seja realizado um cadastro, que dá acesso às informações de empréstimos e financiamentos, lista dos bancos que o titular possui contas, indicações de chaves Pix cadastradas em instituições de pagamentos e dados sobre operações de câmbio ou transferências internacionais. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo da instituição.
Passo a passo
- O primeiro passo é se cadastrar por meio do site ou aplicativo do Registrado. As primeiras informações devem confirmar se o cadastro é de pessoa física ou jurídica;
2. O próximo passo é validar a identidade. São oferecidas várias opções para validação, por meio do Internet Banking, celular, computador ou certificado digital para empresas;
3. O cadastro mais fácil e rápido é utilizando o celular. Com ele, basta acessar a opção “Registrato” no aplicativo do seu banco, digitar a senha e, por fim, gerar um PIN;
4. Feito isso, o último passo é o encaminhamento ao site do Banco Central. A partir daí, novos dados são solicitados. O usuário precisa entrar com o endereço de e-mail e digitar uma nova senha.
Através de um credenciamento simples, é possível controlar a situação em todas as instituições financeiras. Com o cadastro finalizado, o usuário consegue acesso à plataforma e, caso verifique algum registro com dados de terceiros, é orientado que entre em contato com a instituição financeira ou com o Banco Central.