‘Twitter Premium’: novo recurso permitirá que usuários cobrem por conteúdo

Conhecido por manter suas interatividades tradicionais e sem muitas alterações, o Twitter prepara novidades com o objetivo de dobrar a receita

Foto: Reprodução

O Twitter revelou que irá lançar um novo formato de serviço “premium” da rede social. Por meio do novo sistema, os usuários da plataforma poderão criar um espaço separado de seu perfil comum e, com ele, ganhar dinheiro com seus tweets e outros conteúdos. Será possível pagar a um perfil US$ 4,99 ao mês e ter acesso a material exclusivo.

Batizado de “Super Follow”, o novo recurso pode ter um grande impacto sobre os jornalistas, se eles tiverem permissão para ativar a ferramenta, apontaram alguns especialistas em tecnologia ao Business Insider. Com a novidade, o Twitter segue uma tendência mais ampla adotada por outras plataformas, que visam permitir que usuários apoiem seu criador de conteúdo preferido diretamente.

Segundo o Business Insider, além de conteúdos exclusivos, os assinantes também terão acesso a boletins informativos, grupos e descontos. Os assinantes podem cancelar a qualquer momento e ainda não está claro como será feita a cobrança. Como a ferramenta ainda não tem data para ser lançada, o Twitter deve dar mais detalhes em breve.

Comunidades

Além do Super Follow, o Twitter também lançará o recurso “Comunidades”, onde as pessoas podem criar e agrupar usuários com interesses em comum em espécies de fóruns, sistema que já é conhecido de outras redes sociais. O recurso seria separado da linha do tempo comum, permitindo participar de discussões coletivas de uma forma mais privativa.

The Verge apontou que as comunidades podem ter um papel importante no engajamento de novos usuários. Segundo o portal de Manhattan, pela forma como a rede social funciona, é difícil criar uma base de seguidores e encontrar pessoas interessantes para acompanhar no começo, criando uma experiência potencialmente frustrante para o novato.

Dobrar a receita

Conhecido por manter suas interatividades tradicionais e sem muitas alterações, o Twitter prepara suas principais novidades em um longo período com o objetivo de dobrar a receita. Ao anunciar os novos recursos, o Twitter revelou que espera dobrar a receita anual para ao menos US$ bilhões e atingir 315 milhões de usuários em 2023.