Ônibus autônomo circula em cidade do Sul da Espanha

O veículo é capaz de interagir com as infraestruturas e com os semáforos, que também estão equipados com sensores que indicam quando estão vermelhos

Foto: Reprodução

Um ônibus autônomo começou a circular nas ruas de Málaga, sul da Espanha, em um projeto inédito na Europa. O veículo elétrico, desenvolvido pela Irizar, fabricante espanhola de ônibus, está equipado com sensores e câmeras e liga o porto de Málaga ao centro da cidade em um circuito de 8 km que faz seis vezes por dia.

Já existem outros projetos semelhantes na Europa, mas nenhum deles envolve um ônibus urbano de tamanho normal que circule em uma rua com outros veículos. O ônibus de 12 metros, que pode transportar 60 passageiros, usa inteligência artificial para melhorar suas “decisões” com base nos dados registrados ao longo do trajeto.

Apesar da tecnologia avançada, há um motorista ao volante para assumir o controle, se necessário, uma vez que a legislação espanhola atualmente não permite que os veículos operem sem motoristas. Em entrevista ao The Verge, Cristobal Maldonado, o motorista, afirmou que fica no modo automático e ele funciona de forma totalmente autônoma.

Rafael Durbán Carmona, diretor da divisão sul da sociedade Avanza, líder do consórcio público-privado responsável pelo projeto, explicou à Agence France-Presse que o ônibus sabe em cada momento onde está e tudo o que tem ao seu redor. O projeto recebeu financiamento do governo espanhol e foi coordenado com várias universidades.