Empresa projeta cabana ecológica para estar em meio a montanhas

O primeiro protótipo tem como objetivo não incomodar a natureza ao mesmo tempo em que promove um contato intimista dos moradores com ela

Foto: Divulgação

A Costa Rica é um país no qual se desenvolveu uma importante consciência ecológica, observada tanto nas políticas públicas, quanto nas inúmeras iniciativas privadas para conservar a sua vasta biodiversidade. A empresa costarriquenha Úbáli Tropical Living desenvolveu uma cabana ecológica capaz de prosperar em locais úmidos e tropicais.

Focados na construção de estruturas modulares ecológicas para funcionar como alojamento residencial ou hoteleiro, os proprietários, Arthur Micheron, arquiteto, e Pablo Valle, engenheiro civil da Úbáli, criaram uma linha de casas modulares projetadas como produtos personalizáveis conforme o contexto físico, social e econômico da Costa Rica.

Chamado de KABËK, o primeiro protótipo é ideal para climas de montanha e tem como objetivo não incomodar a natureza ao mesmo tempo em que promove um contato intimista dos moradores com ela. A casa possui uma parede geométrica de janelas, permitindo a entrada de luz natural, enquanto o restante proporciona total privacidade.

A estrutura flexível permite a adaptação a terrenos inclinados, florestas densas e climas tropicais úmidos. Além disso, a estrutura é leve, em construção metálica com revestimento externo em zinco industrial, e as paredes internas feitas em gesso e vidro denso. O espaço se completa com uma área de estar e de jantar, banheiro individual e um quarto.

Segundo o site da Úbáli, o espaço já está instalado e funcionando à espera de clientes. Por meio da assinatura de um contrato, os clientes podem solicitar serviços complementares, caso desejem construir uma piscina ou um terraço, opinar no processo de decoração dos interiores e de paisagismo, além de criar design exclusivos.