Suécia planeja lançar passaporte digital de vacinação

O documento visa facilitar o processo de viagem e aliviar a pressão das restrições à vida pública

Foto: Reprodução

Depois da Dinamarca, chegou a vez da Suécia anunciar o lançamento do passaporte digital de vacinação. O governo sueco já está iniciou os preparativos da estrutura digital para ajudar na verificação de quem foi vacinado. O passaporte terá um padrão internacional e deve ser lançado antes do verão europeu, em junho. 

A ministra da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia, Lena Hallengren, afirmou que, para que os passaportes funcionem internacionalmente, eles devem ser reconhecidos pelos países ao redor do mundo. Desta forma, segundo ela, o país está trabalhando no desenvolvimento de um padrão internacional para esses documentos. 

O objetivo é ajudar na retomada das viagens e do turismo com segurança, mas ainda há dúvidas se o resto da região também adotará medidas similares. A Dinamarca já havia informado que também pretende lançar um passaporte digital de vacinação, facilitando o processo de viagem e aliviando a pressão das restrições à vida pública.

O ministro sueco de Desenvolvimento Digital, Anders Ygeman, afirmou que com um certificado digital, será comprovado de forma rápida e fácil que a pessoa está em dia com a vacina. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que apoia a iniciativa, mas que o debate deve incluir e se estender a todos os países.