Empreendedores acima dos 65 anos são os que mais contratam no Brasil

Um estudo do Sebrae revelou que enquanto empreendedores mais jovens contratam em média seis pessoas, os empresários acima dos 65 anos empregam em média dez trabalhadores

Foto: Reprodução

Empreendedores acima dos 65 anos são os brasileiros que mais empregam trabalhadores no país. O Brasil tem mais de 1,8 milhão de empreendedores nessa faixa etária, onde a maioria deles trabalham com os segmentos de Serviços e Agropecuária.

A informação foi descoberta por um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa constatou que nove em cada dez empresários, abriram a empresa há pelo menos dois anos. Enquanto os mais jovens contratam em média seis pessoas, os empreendedores acima dos 65 anos empregam, em média, dez trabalhadores.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explica que são pessoas que trabalharam a vida inteira, são experientes e se aposentaram ainda relativamente novos. Segundo ele, a experiência acumulada com a paciência e liderança adquirida pelo tempo fazem com que essas pessoas empreguem mais e tenham melhor resultado no seu empreendimento.

Pausa no trabalho

Outro dado levantado pelo estudo é que os empresários acima dos 65 anos descansam mais. A maioria trabalha até 40 horas por semana, cinco horas a menos do que os empreendedores mais jovens. Mário Kamei é um desses empreendedores. Aos 76 anos, ele comanda três lojas de acessórios de motos em São Paulo e lidera 40 funcionários.

Segundo ele, com a idade, foi se tornando mais paciente e acabou ficando melhor do que era aos 40 anos, quando começou. Já Zaira Maíra Garcia comprou um terreno em Ilhéus, na Bahia, com o sonho de ter uma casa de praia. Acabou construindo mais do que precisava e a transformou em uma pousada. Aos 75 anos, ela mora com o marido em um dos chalés e, de lá mesmo, administra tudo. Pretende trabalhar até quando der.