Empreendedores acima dos 65 anos são os brasileiros que mais empregam trabalhadores no país. O Brasil tem mais de 1,8 milhão de empreendedores nessa faixa etária, onde a maioria deles trabalham com os segmentos de Serviços e Agropecuária.
A informação foi descoberta por um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa constatou que nove em cada dez empresários, abriram a empresa há pelo menos dois anos. Enquanto os mais jovens contratam em média seis pessoas, os empreendedores acima dos 65 anos empregam, em média, dez trabalhadores.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explica que são pessoas que trabalharam a vida inteira, são experientes e se aposentaram ainda relativamente novos. Segundo ele, a experiência acumulada com a paciência e liderança adquirida pelo tempo fazem com que essas pessoas empreguem mais e tenham melhor resultado no seu empreendimento.
Pausa no trabalho
Outro dado levantado pelo estudo é que os empresários acima dos 65 anos descansam mais. A maioria trabalha até 40 horas por semana, cinco horas a menos do que os empreendedores mais jovens. Mário Kamei é um desses empreendedores. Aos 76 anos, ele comanda três lojas de acessórios de motos em São Paulo e lidera 40 funcionários.
Segundo ele, com a idade, foi se tornando mais paciente e acabou ficando melhor do que era aos 40 anos, quando começou. Já Zaira Maíra Garcia comprou um terreno em Ilhéus, na Bahia, com o sonho de ter uma casa de praia. Acabou construindo mais do que precisava e a transformou em uma pousada. Aos 75 anos, ela mora com o marido em um dos chalés e, de lá mesmo, administra tudo. Pretende trabalhar até quando der.