Usuários do TikTok serão alertados sobre vídeos com fake news

O aplicativo alertará com a seguinte frase: "Cuidado! Vídeo marcado por conteúdo não verificado"

Foto: Reprodução

O TikTok entrou no movimento contra as fake news. Agora, todo vídeo que passar pelo aplicativo e os moderadores da empresa não conseguirem verificar, irão inserir um alerta marcando como informação questionável. Esses conteúdos serão acompanhados de um aviso, com o objetivo de neutralizar qualquer disseminação de notícias falsas.

Os vídeos duvidosos e que podem acusar conteúdo falso irão conter a seguinte mensagem: “Cuidado! Vídeo marcado por conteúdo não verificado”. Outra medida tomada pelo aplicativo são alertas que os criadores vão receber sempre que vídeos forem marcados. Então a empresa passará a limitar e reduzir a distribuição daquele conteúdo.

Pop-up de questionamento

Além disso, o TikTok informou que quando o usuário tentar compartilhar esse tipo de material, receberá um alerta de questionamento com um pop-um perguntando se realmente deseja compartilhar o conteúdo com informação questionável.

Um porta-voz da empresa informa que a análise é focada em tópicos como eleições, vacinas e mudança climática. É interessante ressaltar que não houve confirmação de quantos vídeos passarão pelo processo de análise por dia e nem como serão escolhidos.