Instagram cria recurso para recuperar publicações que foram excluídas do aplicativo

Fotos, vídeos, reels e arquivos de IGTV ficarão disponíveis por 30 dias, enquanto os stories ficarão por 24 horas

Foto: Divulgação

O Instagram apresentou um novo recurso chamado “Recentemente Apagados” (Recently Deletede, em inglês), que permite recuperar publicações que foram excluídas do aplicativo. Em uma nova pasta específica, publicações como fotos, vídeos, reels e arquivos de IGTV ficarão disponíveis por 30 dias, enquanto os stories ficarão por 24 horas.

À princípio, a novidade serve para quem publicou algum conteúdo e excluiu por motivos pessoais ou técnicos, mas também funciona como um backup para quem teve a conta invadida por hackers, que fizeram postagens não autorizadas ou apagaram conteúdos originais. Para restaurar ou apagar da pasta, será feita uma verificação de conta.

De acordo com a fabricante do antivírus Norton, muitas contas são roubadas e usadas para disseminar spam de conteúdos adultos. Os invasores acessam as contas das vítimas, limpam todo o perfil e reutilizam as contas para conseguirem visualizações e, consequentemente, dinheiro. Sendo assim, a medida é bem-vinda para os usuários indecisos, mas principalmente, dificultará as invasões de contas.

O novo recurso está disponível em “Configurações”, “Conta” e “Recentemente Apagados”.