SpaceX planeja levar turistas ao espaço em 2021

Missão será lançada de centro espacial da Flórida, nos Estados Unidos

Foto: Reprodução

A SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais de Elon Musk, anunciou que irá realizar no último trimestre deste ano a primeira missão de turismo espacial. A missão, chamada de Inspiration4, será realizada com o foguete reutilizável Falcon 9 da companhia, que será lançado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Em comunicado, a SpaceX informou que a missão contará com a presença de quatro pessoas, sendo que uma delas será Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments. Os outros três lugares serão preenchidos por pessoas do público em geral, cuja identidade será anunciada nas próximas semanas.

Segundo a empresa, a missão espacial irá durar vários dias, vai orbitar a Terra a cada 90 minutos e após a conclusão, vai reentrar na atmosfera para um pouso na costa da Flórida. Além da empresa aeroespacial, Musk também é fundador da Tesla, de veículos elétricos. Ele se tornou a pessoa mais rica do mundo em 2021, ultrapassando Jeff Bezos.

Concurso

Só poderão se inscrever no concurso que definirá os tripulantes as pessoas residentes nos Estados Unidos que tenham mais de 18 anos. A SpaceX informou que os participantes passarão por treinamento de preparação para emergências, exercícios de entrada e saída de trajes espaciais e espaçonaves, bem como simulações de missões.

O site Inspiration4.com foi criado para que as pessoas possam se inscrever e competir por esses lugares. Há duas categorias de assentos: “generosidade”, que exige uma doação à Fundação São Judas, que atua no combate às doenças infantis; e “prosperidade”, que pode ser obtido com o compartilhamento de uma história empreendedora.