São Paulo registrou crescimento de 671% nas vagas do setor de tecnologia

Levantamento da plataforma Catho aponta que pandemia impulsionou procura por profissionais da área

Foto: Reprodução

O estado de São Paulo registrou crescimento de até 671% nas vagas do setor de tecnologia em 2020, segundo levantamento da Catho. Os cargos que tiveram maior crescimento na oferta de vagas foram cientista de dados (671%), desenvolvedor.NET (517%), devOps (460%), web developer (97%) e programador ADVPL (60%).

Segundo a pesquisa, que compara a abertura de vagas de 2020 com 2019, os cientistas de dados estão cada vez mais valorizados pelas empresas. Atualmente, o maior ativo das empresas são os dados, e é de interesse do negócio saber padrões de comportamento de seus clientes, produtos e serviços. Cabe a esse profissional reunir, interpretar e comunicar todos os dados relevantes que as empresas armazenam e dar a eles valor.

Eber Duarte, diretor de tecnologia da Catho, afirma que o aumento na procura por esses profissionais mesmo em meio à pandemia é reflexo da transformação digital vivenciada por empresas de diversos segmentos que atuam na cidade e estado. Nesta mudança para o digital, para ele, o profissional de tecnologia é imprescindível.

O executivo explica que é ele quem irá conduzir esse processo, que pode ser desde a criação de um site que irá permitir que lojas físicas se tornem e-commerces até a otimização e automação de processos internos que possibilitam a eficiência operacional das companhias. Segundo Duarte, isso não deve terminar num cenário pós-pandemia.

O desenvolvedor.NET é o profissional responsável por planejar, codificar, depurar e testar sistemas utilizando a linguagem .NET, ou seja, participa de todo o ciclo de desenvolvimento de websites e aplicações .NET. Já o DevOps atua próximo ao time de desenvolvimento de softwares, ampliando o conhecimento dos desenvolvedores sobre infraestrutura.

O web developer, por sua vez, realiza o desenvolvimento técnico e visual de páginas da internet e manutenção de sites, definindo linguagens, bancos de dados, armazenamento e atualização de informações. Enquanto o programador ADVPL programa e desenvolve em sistema ADVPL, codifica e testa sistemas, além de executar a manutenção dos sistemas.