SpaceX lança 143 satélites ao espaço com um único foguete e atinge recorde

Recorde anterior era de 104 satélites levados ao espaço por um único foguete indiano em 2017

Falcon 9 (Foto: Reprodução)

Um foguete modelo Falcon 9, da SpaceX, carregou 143 satélites até a órbita terrestre neste domingo (24), às 12h (horário de Brasília). A missão estabeleceu um novo recorde para a quantidade de dispositivos lançados em uma única decolagem. O recorde anterior era de um foguete indiano que transportou 104 satélites em 2017.

A missão carregou 10 satélites para a rede de internet Starlink, também da SpaceX, e mais de 130 outras unidades para clientes da empresa, incluindo a Planet, que opera uma orda de dispositivos para imagens em tempo real da Terra, e a Iceye, que instala radares para o rastrear o deslocamento de blocos de gelo que possam apresentar riscos.

O lançamento foi feito do Space Launch Complex 40 (SLC-40), na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. O recorde de maior número de satélites enviados ao espaço em um único lançamento faz parte do novo programa de redução de custos da empresa de Elon Musk, chamado SmallSat Rideshare.

Com bom potencial lucrativo, o programa tem como objetivo oferecer uma forma mais acessível de lançar satélites com diferentes tamanhos e formatos ao espaço. Na época, a empresa disse que vai programar decolagens regulares para transportar grandes lotes de pequenos satélites ao invés de se concentrar em uma grande carga primária.

Empresas de satélites podem pagar a partir de US$ 1 milhão pelo espaço para satélites nos foguetes como parte deste programa. De acordo com dados compilados por Jonathan McDowell, astrônomo de Harvard e especialista em satélites, a SpaceX lançou mais satélites nos últimos 16 dias do que o mundo todo lançou em qualquer ano antes de 2013.

Assista à transmissão feita pelo canal da SpaceX no YouTube: