Elon Musk aponta as três perguntas que alguém deve se fazer para aprender a inovar

Bilionário é considerado uma das pessoas mais inovadoras da atualidade

Elon Musk (Foto: Reprodução)

O bilionário e um dos empresários mais inovadores da era moderna, Elon Musk, diz acreditar que a inovação pode ser ensinada e aprendida. Durante uma entrevista ao Wall Street Journal, o CEO da Tesla e da SpaceX e homem mais rico do mundo, argumentou que criar produtos inovadores é “absolutamente aprendível”. Tudo se resume a responder a três perguntas simples, disse ele. Seriam elas:

1. Você já experimentou?

Para Musk, o primeiro passo é experimentar. Ele afirmou que se você já tentou ou já tentou muito, deve tentar mais ainda. A inovação, para o executivo, não é algo misterioso. Segundo ele, é basicamente ser um perfeccionista absoluto em relação ao produto ou serviço que você faz e oferece. Além disso, Musk reforçou que não precisam ser um grandes avanços, o produto apenas deve ser cada vez melhor.

2. Como você pode torná-lo melhor?

O bilionário afirmou que buscar o feedback negativo em todos os trimestres, de clientes e de pessoas que não são clientes, além dos próprios funcionários, é o grande segredo. E, com isso, buscar melhorar o que foi apontado. Enquanto estiver nisso, você deve se perguntar e perguntar às pessoas que trabalham com você as mesmas perguntas.

3. Você está gastando muito tempo em salas de conferência?

Segundo Musk, se você passa muito tempo fazendo apresentações e revisando planilhas, está fazendo errado. Para ele, esse é o efeito, não a causa. Portanto, vá para o chão de fábrica, incentivou. Ele recomenda ir para as lojas e conversar com os clientes.

É uma lição que ele mesmo aprendeu da maneira mais difícil, acrescentou. Ele conta que, quando passa muito tempo em salas de conferências, é quando as coisas dão errado, e quando vai para o chão de fábrica ou realmente usando os carros e pensando nos foguetes, é quando as coisas estão indo para o caminho que deveriam ir.