Cartão do SUS não será documento obrigatório para a vacinação contra a Covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, para receber a vacina, precisa apresentar apenas um documento de identificação

Foto: Reprodução

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil não exigirá a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Prevista para começar nesta quarta-feira (20), para receber a vacina, o paciente precisa apresentar apenas um documento de identificação, informa o Ministério da Saúde.

Pré-cadastro para vacinação

Por enquanto, apenas o estado de São Paulo não confirmou o descarte do cartão do SUS, ainda aguarda as diretrizes definidas pelo governo do estado. O que já foi antecipado é que haverá um sistema de pré-cadastro, que deve mobilizar 77 mil profissionais de saúde e segurança. Não foi confirmada data e nem que grupo fará parte do pré-cadastro.

Segundo o titular da Secretaria Municipal da Saúde, Edson Aparecido, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo não terá um critério para organização por prioridade. O idoso chegou, ele será logo vacinado. A informação foi passada durante a coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (14).

Três mil postos de vacinação em São Paulo

A imunização dos brasileiros começará em São Paulo, o previsto é que sejam implantados até três mil postos de vacinação. Vale lembrar que mesmo sendo estipulado um número, só acontecerá como planejado caso tenham doses disponíveis para cada município.