Google adquire Fitbit por US$ 2,1 bilhões sem receber aval de órgão dos EUA

Negócio foi anunciado em 2019, após aprovação de reguladores europeus a companhia anunciou finalização do acordo

Foto: Reprodução

Google anunciou que completou a aquisição da fabricante de dispositivos vestíveis Fitbit por US$ 2,1 bilhões, anunciada em 2019. A finalização do acordo acontece quase um mês depois de o órgão regulador da União Europeia dar o seu aval para o negócio.

O sinal verde veio após o Google concordar em restringir como utilizará os dados de saúde recolhidos pelos dispositivos da Fitbit. Apesar do anúncio, a Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse que ainda está investigando a aquisição.

Alex Okuliar, procurador-geral adjunto, afirmou em comunicado enviado à agência Bloomberg que, embora a Divisão Antitruste não tenha chegado a uma decisão final sobre se deve ou não prosseguir com uma ação de fiscalização, permanece a investigar se a aquisição pode prejudicar a concorrência e os consumidores nos EUA.

O Google afirmou que cumpriu com os pedidos do órgão dos EUA pelos últimos 14 meses e que o período de espera acordado expirou sem objeções. O anúncio da conclusão do processo de aquisição não é necessariamente ilegal, já que conforme a Lei de Melhorias Antitruste Hart-Scott-Rodino de 1976, os acordos podem prosseguir se nenhuma objeção oficial for recebida do Departamento de Justiça durante o período de espera. 

Condições da União Europeia

A Comissão Europeia disse que havia feito concessões com o Google, válidas por 10 anos, abordando as preocupações sobre a concorrência. O Google armazenará os dados do usuário do Fitbit separadamente dos dados do Google usados para publicidade e não usará os dados de dispositivos vestíveis para o Google Ads.

Os usuários podem decidir se desejam armazenar seus dados de saúde em no Google ou no Fitbit, seguindo essas regras. A Fitbit, que já foi líder no mercado de dispositivos vestíveis, perdeu mercado para Apple, Xiaomi, Samsung e Huawei nos últimos anos.

Fundada a 13 anos, seu primeiro dispositivo foi lançado em 2009. Hoje, a empresa já vendeu mais de 120 milhões de dispositivos em mais de 100 países. Com a aquisição, a Google receberá a comunidade de mais de 29 milhões de usuários ativos da Fitbit.