Startup mineira de mapeamento agrícola recebe aporte de R$ 1 milhão

Investimento realizado pela Domo Invest e Silver Angels chega para ajudar empresa a se expandir internacionalmente

Foto: Reprodução

A Sensix, startup mineira de mapeamento agrícola, anunciou um aporte de R$ 1 milhão realizado pela Domo Invest e pela Silver Angels. O investimento chega para ajudar a companhia em sua expansão internacional. Por meio de drones, satélites e inteligência artificial, a Sensix auxilia agricultores no manejo das lavouras.

Fundada em 2017, a startup atua no processamento e na análise de dados de drones, satélites, amostras de solo, sensores e máquinas com o objetivo de aumentar a rentabilidade do agricultor. Os dados são coletados diretamente pelo produtor ou por uma rede de cooperadores especializados em agricultura de precisão. As informações são, então, inseridas na plataforma e, a partir delas, são feitas análises.

A partir dos dados coletados pela startup, é possível identificar a variabilidade do estado nutricional da plantação, mapear a fertilidade do solo, quantificar a população de plantas, detectar pontos de incidência de pragas e doenças e identificar áreas mais produtivas que outras. O sistema facilita o entendimento das variabilidades das plantações.

A solução tem como intuito de auxiliar o produtor a criar mapas de aplicação otimizada de insumos. Hoje, a startup atende empresas como a Raízen, Philip Morris International e Algar Farming. De acordo com a agritech, a startup está todos os dias juntos aos produtores e consultores auxiliando nas tomadas de decisão.

Com o uso da tecnologia e dos algoritmos, é possível ainda reduzir em 80% o uso de herbicidas. Com foco em plantas de difícil controle, o algoritmo de detecção de plantas daninhas cria relatórios de infestação e mapas de aplicação prontos para inserção no maquinário. Basta ter um drone simples e um pulverizador com controlador variável.