Samsung apresenta aspirador-robô que automatiza limpeza doméstica

Aspirador-robô equipado com radares será lançado ainda neste ano

Foto: Divulgação

Samsung apresentou na segunda-feira (11) o novo aspirador-robô que ajudam a automatizar as tarefas domésticas diárias. O novo JetBot 90 AI+ conta com tecnologias inteligentes que otimizam a jornada de limpeza e respondem ao seu próprio ambiente.

O produto inovador é equipado com sensores 3D e LiDAR, os mesmos utilizados em carros autônomos, além inteligência artificial capaz de reconhecer objetos. O novo robô é capaz de identificar obstáculos como fios. Além disso, ele irá evitar sujeiras que não é capaz de limpar, como xixi e cocô de pets, enviando uma notificação para o dono.

John Herrington, vice-presidente sênior e general manager para eletrodomésticos, afirmou que, na Samsung, há o compromisso de fornecer inovações em eletrodomésticos que inspirem as famílias, ao mesmo tempo que ajudam a tornar a vida em casa mais fácil de maneiras nunca pensadas. O JetBot 90 AI+ é o primeiro aspirador robótico do mundo.

Enquanto limpa o chão, o motor inversor digital avançado do equipamento maximiza a potência de sucção de 30 W de seu sistema Jet Cyclone para capturar a poeira do ar e a sujeira do chão. A escova autolimpante da unidade, que possui fibras finas feitas de tecidos macios, pega a poeira do piso duro e atinge as suas fendas.

Ao terminar a limpeza, o JetBot 90 AI+ volta automaticamente para o Clean Station, sistema de descarte exclusivo da Samsung. Lá, ele esvazia a sujeira, a poeira e os cabelos que coletou em uma bolsa que só precisa substituir uma vez a cada dois ou três meses.

Ao se conectar ao smartphone por meio do aplicativo Samsung SmartThings, o aspirador-robô coloca todo o seu poder de limpeza nas mãos do usuário. É possível controlar o aspirador de qualquer lugar, agendar uma limpeza, definir “zonas proibidas” em um mapa de casa e conectar à câmera para ficar de olho no local.

O equipamento foi apresentado durante a Consumer Electronic Show 2021, maior evento de tecnologia do mundo, que aconteceu de forma digital neste ano. A expectativa é que seja lançado ainda em 2021 nos EUA, mas o preço não foi divulgado.