Empresa turca usa material orgânico para criar móveis

Para dar vida aos móveis são recolhidas cascas de frutas, nozes, folhas caídas e até grama cortada

Foto: Reprodução

A Ottan Studio, empresa turca de design de interiores, aproveita materiais orgânicos para produzir seus móveis. A ideia começou quando a equipe passou a reciclar cascas de frutas, nozes, folhas caídas e até grama cortada e iniciaram suas produções, economizando assim, recursos naturais. Segundo eles, a tática é uma alternativa para que não seja necessário derrubar árvores para fabricar móveis.

Todo o material recebido e recolhido passa pelo processo de limpeza, são secos e triturados e, então, entram na fase de produção. Eles são misturados a resinas sustentáveis para serem transformados em móveis. O SpringWise conta que a Ottan recolhe alimentos e resíduos vegetais de empresas e municípios locais.

Zero corante artificial

Durante o processo de fabricação não são usados corantes, dúvida que é levantada ao ver imóveis coloridos. As cores diferentes são por conta dos próprios materiais usados. Entre os produtos coloridos é fácil encontrar luminárias, mesas e revestimentos de parede.

A criação desses móveis passou a existir após a apreciação do fundador da empresa, Ayse Yilmaz, durante uma tarde sentado sob uma árvore em um parque resolveu observar por horas as folhas coloridas no chão e dali surgiu a ideia de criar o projeto.

Salvando árvores

Ele ressalta que resume o impacto ambiental positivo de seu modelo de produção já que não destrói florestas para fazer seus produtos. Usando folhas ou galhos podados, é possível salvar uma árvore de 50 anos que, de outra forma, seria cortada para criar o novo produto.