MadeiraMadeira capta US$ 190 mi e se torna o 16º unicórnio brasileiro

Site de venda de artigos para o lar recebeu um aporte de US$ 190 milhões liderado por SoftBank e Dynamo, chegando ao marco de US$ 1 bilhão em valor de mercado

Foto: Reprodução

A startup curitibana MadeiraMadeira anunciou que fechou uma nova rodada de investimentos de US$ 190 milhões, liderado por SoftBank e Dynamo. Com o aporte, o maior e-commerce de produtos para casa do Brasil foi avaliado em mais de US$ 1 bilhão e entrou para a lista de unicórnios brasileiros, ocupando o 16º lugar.

Criada há 10 anos, a MadeiraMadeira registrou crescimento de 120% no ano passado, favorecida tanto pela maior procura por itens para a casa como pelo avanço do comércio eletrônico. Além disso, os dois segmentos saíram beneficiados em meio à pandemia de Covid-19. Segundo a empresa, o novo aporte será usado para investimentos em logística, desenvolvimento de marcas próprias e na expansão de suas guide shops.

Com amplo destaque no mercado on-line, a startup tem se esforçado para expandir sua presença física. Além disso, com cerca de 1.300 funcionários, a MadeiraMadeira também tem planos de crescer seus negócios por meio de aquisições. Para isso, montou uma equipe específica para avaliar oportunidades e empresas.

Unicórnios brasileiros

A startup é o primeiro unicórnio de 2021. O Brasil tem outras 15 empresas que atingiram o mesmo marco. A primeira delas foi a 99, em 2017. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil chegou a 13.380 startups em 2020. Em 2017, quando a 99 atingiu o valor de US$ 1 bilhão, havia 5.147 empresas do tipo cadastradas na Abstartups.

Confira a lista:

  1. 99 (2017)
  2. Nubank (2018)
  3. Stone Pagamentos (2018)
  4. PagSeguro (2018)
  5. Arco Educação (2018)
  6. Movile/iFood (2018)
  7. Gympass (2019)
  8. Wildlife (2019)
  9. Ebanx (2019)
  10. Loggi (2019)
  11. QuintoAndar (2019)
  12. Creditas (2020)
  13. Loft (2020)
  14. Vtex (2020)
  15. C6 Bank (2020)
  16. MadeiraMadeira (2021)