Trump é bloqueado do Facebook e do Instagram por tempo indeterminado

Anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, um dia após invasão de apoiadores do presidente no Congresso

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

As contas do Facebook Instagram do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foram bloqueadas por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, em uma publicação, um dia após a invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do presidente.

Segundo o Facebook, “os riscos de permitir que Trump use a plataforma neste momento são simplesmente grandes demais”. A plataforma afirmou que a suspensão vai durar “no mínimo” duas semanas. O tempo coincide com a posse do presidente eleito do país, Joe Biden, marcada para o próximo dia 20 de janeiro.

Pouco antes da invasão, a multidão havia sido inflamada por Trump, que fez alegações infundadas de fraude nas eleições. “Estamos estendendo indefinidamente o bloqueio que tínhamos imposto nas contas do Facebook e Instagram, e por pelo menos as duas próximas duas semanas, até a transição pacífica de poder”, escreveu Zuckerberg.

O executivo afirmou ainda que, nos últimos anos, a companhia permitiu que Trump usasse as plataformas de forma consistente, conforme as regras. Às vezes era preciso remover conteúdos e marcar suas publicações quando elas violavam as políticas da empresa. Mas, segundo ele, “o contexto atual envolve o uso da rede social para incitar insurreição contra um governo democraticamente eleito”.