Samsung lança controle remoto sem pilhas e com carregamento solar

A bateria do controle pode durar até dois anos sem precisar de carga completa

Foto: Divulgação

Com o objetivo de reduzir a produção de toneladas de lixo anualmente e dar continuidade à diminuição de impactos ambientais pelos quais a empresa é responsável, a Samsung anunciou que suas novas linhas de TVs trarão um controle remoto com carregamento solar — eliminando a necessidade de pilhas e baterias descartáveis.

Chamado de Eco Remote Controlum, o novo controle remoto utiliza energia solar para se manter carregado. Ele contará com um painel de células solares em sua parte traseira, responsáveis pela alimentação do dispositivo. Além disso, 24% do plástico de sua composição vem de polietileno tereftalato reciclado, pesando 31 gramas.

Na frente, o controle se assemelha aos controles comuns já encontrados com as TVs recentes da companhia — a tecnologia está do lado de trás.  estimado que o usuário comum consiga usar o Eco Remote Control por dois anos antes de precisar de uma carga completa. No geral, a bateria recarregável foi feita para durar até sete anos.

Desta forma, o consumidor será poupado de comprar um número considerável de pilhas ao longo dos anos, assim, reduzindo o desperdício de plástico e, consequentemente, o impacto ambiental que isso causa. Além disso, o controle possui uma porta USB tipo C na parte de baixo, caso precise recarregá-lo mais rápido por algum motivo. 

As embalagens ecológicas para modelos Lifestyle e QLED, livres de tinta à base de óleo, também fazem parte das iniciativas. Segundo a gigante sul-coreana, a opção sustentável pode reciclar 200 mil toneladas de caixas por ano e transformá-las em peça de decoração. Um QR Code impresso em suas superfícies oferece instruções criativas ao consumidor.