CEO do Spotify resume conceito de inteligência emocional em uma frase

Dica: tem a ver com gentileza

Daniel Ek, CEO do Spofity (Foto: Reprodução)

Com o isolamento social, imposto em razão da pandemia de Covid-19, saúde mental e inteligência emocional são dois temas que ganharam os holofotes em 2020. Há inúmeros textos dizendo o que fazer, como fazer e o que evitar para se manter são em momentos de incerteza, mas nem sempre é tão fácil assim.

Recentemente, Daniel Ek, CEO do Spotify, deu uma entrevista na qual conseguiu resumir todo o conceito de inteligência emocional em apenas uma frase. Questionado sobre qual mensagem colocaria em um outdoor para que bilhões de pessoas pudessem ler, não hesitou em dizer: “seja gentil, cada um está em sua própria jornada”.

A mensagem é dada em um ano em que muitos empreendedores precisaram aumentar sua autoconfiança para seguir em frente. Ek é um sueco com uma origem simples, da classe trabalhadora. Ele se autodescreve como “um cara comum, com carisma natural zero.” Mesmo assim, conseguiu transformar o Spotify em uma empresa de US$ 50 bilhões.

Ele diz que é comum sentir que não dará conta de superar alguns desafios, ou se comparar com outras pessoas. Isso acontece até mesmo com executivos bem-sucedidos, como ele mesmo. Em algum nível, todos têm que lidar com as próprias inseguranças. Para Ek, saber que todos estão passando por situações difíceis ajuda a criar empatia.

O executivo reforça ainda que as pessoas não são apenas o que mostram no Instagram, ou a personalidade profissional cuidadosamente composta. Segundo ele, lembrar que a vida dos outros também é uma confusão nos livra da pressão de comparações simplificadas, alimentando a empatia de uns com os outros.