Startup americana desenvolve dispositivo que rega plantas automaticamente

Criado pela americana Altifarm, o aparelho consegue armazenar água e fornecer às plantas o volume exato de que necessitam ao longo da semana

Foto: Divulgação

Se cuidar de plantas não é o seu forte, mas mesmo assim deseja tê-las em casa, o Pico da Altifarm pode ajudar. A startup americana desenvolveu uma tecnologia que garante que as plantas sejam regadas e recebam a quantidade certa de luz todos os dias. Tudo o que você precisa fazer é semear as sementes e reabastecer a água.

O dispositivo funciona como um repositório de água, que vai liberando o necessário às plantas ao longo da semana — sem riscos de deixá-las excessivamente molhadas ou secas. Você pode plantar qualquer coisa, desde ervas, verduras para salada, suculentas e muito mais. Cada unidade sai pelo valor de US$ 45 — cerca de R$ 230.

O Pico inclui ainda um cilindro de aço inoxidável que está ligado a luzes LED que simulam a luz solar, para garantir a luz necessária às plantas. Isso significa que você pode plantar em qualquer lugar e durante todo o ano, sem ter que se preocupar com as horas de sol tão necessárias às plantas. O dispositivo pode ser colocado em diferentes superfícies.

Além disso, o equipamento usa um sistema de irrigação automática para que você não precise se preocupar com excesso de água. Ele é carregado na tomada como um smartphone. Em comunicado, a Altifarm diz que o objetivo da empresa é conectar as pessoas com a natureza. Antes do Pico, eles já haviam feito versões maiores do aparelho.