Nasa divulga imagem de buracos negros em processo de fusão

Imagem foi capturada pelo telescópio Chandra X-ray Observatory em 2002

Foto: Nasa

Esta semana, a Nasa compartilhou uma imagem do processo de fusão de dois buracos negros. A foto foi postada pela agência no Instagram oficial do telescópio Chandra X-ray Observatory, responsável pelo registro.

A imagem mostra a descoberta na galáxia NGC 6240. “Vistos como os ‘pontos’ brilhantes perto do centro da imagem, os buracos negros estão separados por apenas 3 mil anos-luz. Eventualmente, eles flutuarão juntos, formando um buraco negro maior daqui a milhões de anos”, explica a legenda da foto.

Os cientistas acreditam que os buracos negros estão próximos por estarem em um espiral em direção ao outro. Esse processo foi iniciado há cerca de 30 milhões de anos. A imagem remonta a um passado distante, embora tenha sido detectada pelo Chandra X-ray em 2002. Posteriormente, os dados foram combinados com uma imagem capturada em 2008 pelo Telescópio Espacial Hubble.

Segundo a Nasa, no blog do observatório,  a formação de múltiplos sistemas de buracos negros supermassivos deve ser comum no universo, uma vez que muitas galáxias sofrem colisões e fusões com outras galáxias, a maioria das quais contém buracos negros supermassivos. .

E por falar em buraco negro…

Recentemente, um time de pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, publicou um estudo que teoriza a existência de uma “molécula gravitacional” que coexiste na órbita de dois buracos negros, de forma similar ao que se vê com elétrons ao redor do hidrogênio.

Segundo o estudo, o comportamento dessa partícula pode levar a melhores compreensões sobre a identidade da chamada matéria escura e a natureza do espaço-tempo.

Hoje, os cientistas não têm muita compreensão da natureza da matéria escura e da energia gerada por ela, mas há quem argumente que ambas sejam feitas em um ou mais campos escalares. Isso significaria que a matéria escura viria a existir ao redor de um sistema binário de buracos negros.