WhatsApp Business inclui carrinho de compras nas conversas com lojas

Nova ferramenta permite que o cliente reúna em um só lugar os produtos do seu pedido para enviar ao vendedor

Foto: Reprodução

WhatsApp Business incluiu uma opção de carrinho de compras nas conversas com lojas. O recurso vai ajudar a organizar pedidos e, pelo menos por enquanto, não inclui uma solução de pagamentos integrada. A ferramenta permite que o cliente reúna em um só lugar os produtos do seu pedido para enviar ao vendedor.

A versão empresarial do aplicativo disponibiliza o catálogo e o carrinho por meio de um ícone de loja que aparecerá no topo da tela nas conversas com empresas. É possível conferir o valor e itens à venda, e selecionar quais planeja comprar com a opção “adicionar ao carrinho”. Para finalizar o pedido, será preciso apertar o ícone de enviar mensagens.

As opções de pagamento devem ser combinadas com a loja pelo chat, uma vez que o WhatsApp ainda não oferece uma opção financeira adaptada no aplicativo. Como o material promocional exibia opções de pagamento, a empresa explicou que apesar de fazer parte da sua estratégia, ainda não há previsão para esse lançamento.

A função de carrinho de compras havia sido anunciada em outubro. O novo recurso vai aparecer automaticamente para as empresas. Segundo o WhatsApp, mais de 175 milhões de pessoas entram em contato com um usuário da versão Business todos os dias, e 13 milhões de brasileiros acessam algum catálogo de produtos por mês.