
Andrea Marques de Almeida, diretora executiva financeira e de relacionamento com investidores da Petrobras, é a única brasileira na lista de 100 mulheres mais poderosas do mundo. A executiva aparece na 77ª posição da lista publicada anualmente pela Forbes.
A engenheira de produção assumiu o cargo da estatal em março de 2019, depois de mais de 25 anos na Vale, com a missão de organizar as finanças da Petrobras e propor a criação de uma nova política de distribuição de dividendos, que estaria atrelada ao nível de endividamento da companhia e seu fluxo de caixa.
Marques de Almeida ocupou entre 2015 e 2018 o cargo de diretora Financeira da Vale Canada em Toronto e Gerente Executiva de Tesouraria Global da Vale. A executiva tem MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e MBA em gestão pela USP, além de cursos de gestão na Wharton School of Finance e na Sloan School of Management (MIT).
Segundo a revista, a executiva anunciou, no ano passado, o programa de venda de ativos da Petrobras, que prevê arrecadar em torno de US$ 20 bilhões para a companhia. Questionada sobre sua ida para a Petrobras, Andrea disse imaginar que encerraria a carreira na Vale, quando veio o convite para assumir como CFO da Petrobras.
Ranking
Nas primeiras posições da lista da Forbes estão mulheres conhecidas como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris.
Confira as dez primeiras colocadas:
1. Angela Merkel, chanceler da Alemanha;
2. Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu;
3. Kamala Harris, vice-presidente eleita dos Estados Unidos;
4. Ursula von der Leyen, alemã, presidente da Comissão Europeia;
5. Melinda Gates, americana, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates;
6. Mary Barra, americana, diretora executiva da General Motors;
7. Nancy Pelosi, americana, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA;
8. Ana Patricia Botín, espanhola, presidente do Conselho de Administração do Santander;
9. Abigail Johnson, americana, diretora executiva da Fidelity Investments;
10. Gail Boudreaux, americana, diretora executiva da empresa de seguros Anthem.