Qualcomm lança a plataforma digital IoT Services Suite

A ideia da empresa é auxiliar a transformação digital de cidades inteligentes

Foto: Reprodução

Internet das Coisas tem sido um termo frequentemente utilizado na atualidade, ela permite buscar soluções de implantação plug-and-play de dispositivos, software e ferramentas de integração. Baseado nela, no início da semana, a Qualcomm lançou a IoT Services Suite, plataforma que será uma “mão na roda” na transformação digital de cidades inteligentes. O lançamento da plataforma também deve operar em espaços conectados, voltados à educação, além de gerir a logística, construção e saúde.

Segundo o chefe global de cidades inteligente da Qualcomm, Sanjeet Pandit, foi decifrado o código da fragmentação da IoT em uma plataforma de entrega onipresente. Não havia como a Qualcomm apenas vender chips e esperar que as coisas acontecessem. A empresa foi a primeira a levar todo o ecossistema e dizer como monetizá-lo e integrá-lo.

Recursos que simplificam

Por meio da plataforma, gestores de empresas públicas e administrações terão a autonomia de desenvolver recursos voltados a simplificar serviços como iluminação, sinalização e estacionamento, por exemplo. A Qualcomm irá operar em parceria com a Infinite Computer Solutions em subsistemas de processadores de suporte a middleware, operações de dados, serviços em nuvem, análises e inteligência artificial.

Pandit reforça que, brevemente, a empresa pretende trabalhar com chips concorrentes na suíte. Ele explica que será totalmente aberto e modular e independente de plataforma.

Monitoramento remoto

Entre os mais modernos serviços que a Qualcomm Smart Campus reúne, estão uma rede 5G, estacionamento inteligente, iluminação, transporte, logística, latas de lixo e câmeras de segurança conectadas. Todo o processo de monitoramento é feito remotamente, para isso, a empresa conta com um centro de comando com visibilidade operacional de rede e com sensores conectados e dispositivos IoT.