Startup transforma processo analógico de venda de carros em digital

A Vianuvem tem contribuído na transformação digital de processos analógicos em empresas de médio e grande porte

Foto: Reprodução

O setor automotivo já está se concentrando no consumidor 4.0, que ansiava pela transformação digital. Uma startup desenvolveu uma plataforma para deixar a venda de carros menos burocrática. Em 2020, 800 novas concessionárias aderiram ao serviço da Vianuvem, que reduz o tempo médio de venda de um automóvel de 14 para 2 dias.

A startup possui uma plataforma que digitaliza o processo analógico para o processo digital. Ao invés do cliente chegar na loja e o vendedor tem que pegar o RG o CPF e colher as assinaturas fisicamente, a plataforma convida o cliente para ele mesmo dar entrada na documentação pelo celular. A Vianuvem já conta com uma carteira de 2.500 revendedoras.

Após o cliente concluir a compra o carro no site da concessionária, ele recebe um link por SMS, para mandar toda a documentação necessária e fazer as assinaturas. O carro é entregue na casa do comprador. Fredy Evangelista, CEO da Vianuvem, afirmou que o objetivo é oferecer autonomia para as empresas modernizarem suas operações.

Segundo o empresário, a startup trabalha com BPM (Business Process Management) e o negócio é fazer a transformação digital imediata de processos analógicos com alto volume de transações. A Vianuvem pretende melhorar a experiência do cliente, otimizar a cadeia de processos e agilizar tomadas de decisões estratégicas a favor do mercado. 

A plataforma nasceu para permitir a construção de processos digitais sem burocracia e, para isso, teve um investimento de R$ 1,2 milhão, mas agora projeta um faturamento de R$ 10 milhões. Tudo é realizado com uma linguagem de fluxograma. Hoje, são mais de 200 grupos empresariais e mais de 50 mil usuários que utilizam diariamente a Vianuvem.

Segundo a startup, 65% da venda de carros no Brasil envolve, em média, o trâmite de 50 documentos por cliente, com cópias, impressões e malotes. O Grupo Remaza, que possui 20 concessionárias em São Paulo, afirmou que, com a parceria com a Vianuvem, houve uma economia de R$ 8 mil por mês com custos de impressões e cópias de documentos.

Além disso, menos R$ 20 mil por mês com motoboys e malotes, redução de 50% da equipe de financeiro e diminuição de 90% de juros e multas por atraso de pagamentos. A plataforma é utilizada por mais de 700 funcionários, nos processos de vendas, faturamento, compras, contas a receber, tesouraria, contas a pagar e despachante.

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