Carrefour conclui aquisição de lojas e postos de combustíveis do Makro

A compra de três lojas e dois postos de combustíveis na Bahia, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro custou R$ 289 milhões

Foto: Reprodução

O Carrefour Brasil informou que concluiu a aquisição definitiva de três lojas e dois postos de combustíveis da rede Makro, na Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro, referente a operação anunciada pelo grupo em fevereiro. A companhia desembolsou R$ 289 milhões.

Em comunicado, a rede de varejo de origem francesa afirmou que as demais lojas e postos de gasolina da operação serão transferidas para a companhia assim que forem concluídos os processos de regularização de titularidade junto aos cartórios de registro de imóveis competentes e de cessão dos contratos de locação remanescentes.

Em setembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra do Makro pelo Carrefour Brasil, em uma aquisição com 30 lojas, sendo 22 próprias e 8 alugadas, e 14 postos de combustíveis operados pelo Makro, em 17 estados brasileiros.

Alexandre Bompard, presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour, afirmou que a compra evidencia o comprometimento da companhia com a expansão de seus formatos de crescimento e está em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022. Segundo o executivo, o modelo de atacado tem sido um grande contribuinte para o crescimento do Carrefour nos últimos anos.

Com a transação, a companhia irá expandir sua presença no mercado brasileiro, o segundo maior para o grupo depois da França. O plano é converter as bandeiras das 30 unidades no máximo em 12 meses. Com a mudança, a expectativa é que o faturamento aumente 60%.

As aquisições fazem parte de um acordo anunciado pelo Carrefour em fevereiro, que previa a aquisição de 30 lojas da rede Makro por um total de R$ 1,95 bilhão. A aquisição é a mais importante para o grupo no Brasil desde a compra do mercado Atacadão em 2007.