PIB brasileiro cresce 7,7% no terceiro trimestre de 2020

O valor do PIB totalizou R$ 1,891 trilhões, em valores correntes

Foto: reprodução

Segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) alcançou sua marca histórica no terceiro trimestre deste ano, essa variação não era atingida desde o ano de 1996, crescendo 7,7% se comparado ao período anterior, com faturamento praticamente zerado. O valor do PIB no terceiro trimestre de 2020 totalizou R$ 1,891 trilhões, em valores correntes, o que tira o país da recessão técnica.

Indústria: setor que mais cresceu

Houve redução no crescimento da agropecuária, com recuo de 0,5%, por outro lado, a indústria cresceu 14,8% e os serviços apresentaram alta de 6,3%. Quem também apresentou crescimento foi o segmento de atividades industriais com crescimento de 23,7% das indústrias de transformação.

Outros segmentos que cresceram

O comércio cresceu 15,9%; transporte, armazenagem e correio 12,5%; outras atividades de serviços 7,8%; informação e comunicação 3,1%, administração, defesa, saúde e educação pública e seguridade social 2,5%; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados 1,5% e atividade imobiliária 1,1%.

O bom desempenho ganha destaque, mas em contrapartida, a pandemia do coronavírus gerou prejuízos irreparáveis para a economia. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o PIB caiu 3,9%.

Antes de entrar no terceiro trimestre, a redução foi de 3,4%. No quesito retração, no período do ano passado, o PIB apresentou resultado de 5,0%. Enquanto a indústria e serviços registraram queda de 5,3%, a agropecuária contribuiu com o crescimento registrando alta de 2.4%