Aplicação de moeda digital é questão de tempo, afirma CEO da PayPal

Para ele, a explosão do uso de carteiras digitais durante a pandemia indica que o consumidor vai cada vez mais abrir mão do dinheiro físico

Dan Schulman, CEO do PayPal (Foto: Reprodução)

Dan Schulman, CEO do PayPal, está otimista e seguro com o futuro das carteiras digitais e a popularização do uso de criptomoedas. O executivo participou do evento Web Summit 2020 para falar sobre a era dos pagamentos digitais. Na entrevista mediada pelo The New York Times, Schulman garantiu que é uma questão de tempo para que grandes instituições financeiras passem a adotar as criptomoedas.

Segundo o executivo, a volatilidade das criptomoedas é um ponto crítico e, para contornar isso e estimular o uso das moedas digitais, é preciso realizar uma conversão da cotação da criptomoeda para a moeda local em tempo real, no momento da compra, assim como o PayPal faz atualmente. Com isso, ninguém perde com a flutuação do valor.

Na cadeira de presidente do PayPal há seis anos, Schulman afirmou que o movimento de migrar para os pagamentos digitais ganhou força durante a pandemia de Covid-19, mas já havia atraído a atenção das empresas e lojas. Com a necessidade de modernização do ambiente digital, cada vez mais ele vê que as empresas com presença física precisam se entregar a experiência do pagamento e da interação on-line também.

Além disso, o CEO também acredita que um cenário regulatório forte não atua contra as moedas digitais e que é uma forma de dar segurança nas operações e, principalmente, evitar a lavagem de dinheiro. À vista disso, ele diz estar sempre atuando ao lado de reguladores do mercado financeiro e de bancos centrais para uma digitalização segura.

Durante a conversa, Schulman afirmou que cerca de 70% dos consumidores pretendem abrir mão do dinheiro físico. Segundo ele, no PayPal, mais da metade dos usuários declara ter interesse no uso de criptomoedas. O executivo explicou que a pandemia propiciou a maior oportunidade que o mundo já teve de substituir o uso do dinheiro físico pelo digital, e a explosão do uso de carteiras digitais revelou isso.