A contagem regressiva para o Brexit

Período de transição para a saída do Reino Unido da UE termina dia 31 de dezembro

Nesta segunda-feira (30), o Reino Unido e a União Europeia alertaram que o tempo para um acordo comercial do Brexit está acabando. O Reino Unido deixará a UE no dia 31 de dezembro, quando termina o período de transição de adesão informal. Ambos os lados estão correndo para fechar um acordo que abrange quase US$ 1 trilhão em comércio. 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que um acordo seria preferível, mas que o Reino Unido prosperaria sem um acordo quando ficasse sozinho após 48 anos de filiação ao bloco. O secretário britânico do Meio Ambiente, George Eustice, afirmou que essa semana vai ser crucial e que, se um bom progresso for feito, as negociações podem ser prorrogadas. 

A UE transmitiu uma mensagem parecida. O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, destacou a falta de tempo e afirmou que o Brexit agora está sendo exposto em termos de seus desafios. 

Se um acordo não for alcançado até o dia 31 de dezembro, os dois lados terão uma ruptura brutal. Isso implicaria vários trâmites administrativos, que podem bloquear os portos britânicos – especialmente se as empresas não estiverem preparadas.

Segundo uma estimativa feita pelo governo britânico, até 7.000 caminhões poderão ficar paralisados nas proximidades do porto de Dover em 1º de janeiro, com até dois dias de espera para atravessar o Canal da Mancha.