Facebook adquire startup de atendimento ao cliente

O objetivo é acelerar os esforços no comércio eletrônico

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O Facebook anunciou nesta segunda-feira (1º) a aquisição da Kustomer, empresa de gestão de relações com clientes sediada em Nova Iorque, acelerando esforços no comércio eletrônico. O Wall Street Journal informou que a transação avalia a startup em cerca de US$ 1 bilhão. Os detalhes financeiros não foram divulgados.

A companhia afirmou que o objetivo é obter um software que ofereça às empresas acesso às melhores ferramentas para prestar um melhor serviço e apoio aos clientes. Um dos principais pontos fortes de Kustomer é agrupar as conversas dos clientes a partir do telefone, e-mail, mensagens de texto, WhatsApp e Messenger, facilitando o trabalho às empresas.

A ideia do Facebook é oferecer os serviços de gestão de clientes da Kustomer aos seus anunciantes para facilitar e aprimorar a comunicação entre os anunciantes e os seus clientes, o que, por sua vez, pode levar a um aumento dos investimentos publicitários na rede social. Nas previsões para os próximos trimestres, a empresa admitiu uma incerteza significativa em razão da Covid-19.

O Facebook possui uma longa história de aquisições, tendo comprado mais de 100 empresas, segundo dados da FactSet citados pelo WSJ. Entre elas, estão as operações de cerca de US$ 1 bilhão pelo Instagram em 2012 e de quase US$ 19 bilhões pelo WhatsApp em 2014. Em maio deste ano, adquiriu a Giphy, uma plataforma on-line que permite aos usuários pesquisar e compartilhar GIF’s animados, por cerca de US$ 400 milhões.