Especialista dá 5 dicas para impulsionar as vendas on-line

A emenda das últimas festas é um bom momento para reconquistar os clientes que compraram com você em novembro, enviando, por exemplo, cupons de desconto ou possibilitando frete grátis a partir de um valor 'X' de compras

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Os pequenos empreendedores que ainda não estavam on-line tiveram que se adaptar rapidamente neste ano com a pandemia de Covid-19 que afastou os clientes das lojas físicas. No geral, as vendas do e-commerce na Black Friday superaram as expectativas e agora uma data muito importante para o varejo se aproxima: o Natal.

Embora a data esteja logo ali, Bruno de Oliveira, fundador e presidente da escola de negócios digitais E-commerce na Prática, afirma que ainda é possível aproveitar a onda do fim do ano para garantir aumento na receita, além do fato de que o brasileiro ainda pratica a tradição de deixar tudo para a última hora. 

Oliveira explica que o lançamento de ferramentas voltadas para o varejo no Instagram e no WhatsApp, por exemplo, incentivou pequenas lojas a otimizarem seu processo de venda e investirem em novas formas de propagandas.

Veja 5 dicas para aumentar suas vendas neste fim de ano

  • Foco no relacionamento com o cliente

A recomendação de Bruno de Oliveira é que o varejista reforce o contato que tem com os clientes e trabalhe para se aproximar mais, não se restringindo apenas às mídias de massa. 

Segundo o executivo, ele pode, por exemplo, pegar os contatos de consumidores principais para uma conversa mais próxima, ou pode mandar uma boa mensagem de Natal e Ano Novo e já aproveitar para apresentar opções de produtos que a pessoa possa adquirir em uma oferta e dar de presente.

  • Faça um “mix” de produtos relevantes para seu negócio

Quanto mais específicos forem os itens oferecidos, mais segmentado será seu público, por isso, muitos empreendimentos investem em um bom “mix” de produtos para alcançar um público mais abrangente. 

Dessa forma, é possível aumentar o alcance de mercado e diminuir a dependência de um ou poucos produto. Para desenvolver um “mix” com relevância, é importante conhecer seu públio, avaliar a concorrência e ficar ligado na influência da sazonalidade para que a oferta esteja sempre alinhada ao que o consumidor procura. 

  • Reconquiste os clientes da Black Friday

A emenda das últimas festas é um bom momento para reconquistar os clientes que compraram com você em novembro, enviando, por exemplo, cupons de desconto ou possibilitando frete grátis a partir de um valor “X” de compras. 

Segundo Oliveira, é um ótimo momento para focar na fidelização de um público, que muitas vezes já consumiu do seu empreendimento antes e pode aproveitar a confiança para adquirir mais produtos novamente.

  • Foco nos presentes

Para manter o desempenho de vendas vale apostar em itens presenteáveis e em uma organização visual que facilite isso. 

Oliveira diz que ter categorias de presentes no site ou em publicações no Instagram pode gerar no consumidor o desejo de presentear alguém especial. O foco também pode ser em kits exclusivos, conjuntos e até opções que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. 

  • De olho no interesse do consumidor 

A partir da Black Friday, o comprador fica mais ligado e mira em outras vantagens relevantes além de descontos, como entrega expressa e frete grátis. Outro ponto que também se destaca é o bom atendimento.

É importante ser atencioso e se mostrar disponível quanto a dúvidas sobre o produto ou a entrega. Segundo Oliveira, esse atendimento será a confiança necessária para realizar a compra e, por conta disso, a comunicação com o consumidor não pode ser lembrada apenas em um momento ou plataforma, mas em todos as ocasiões que antecedem a venda.