Twitter disponibiliza função de aviso para publicações rotuladas como enganosas

Objetivo da rede social é diminuir circulação de informações falsas

Foto: Reprodução

Twitter anunciou que irá exibir um aviso quando as pessoas curtirem publicações rotuladas como enganosas. Os alertas serão mostrados quando alguém curtir ou retuitar algum post com conteúdo que represente alguma ameaça para a comunidade da rede social. A expectativa é que a nova função diminua a circulação de informações falsas.

Após o fim das eleições nos Estados Unidos, o Twitter revelou uma semana depois que considerou 300 mil tweets como enganosos entre o período de 27 de outubro e 11 de novembro. Deste total, 456 foram impedidos de serem retuitadas ou curtidas e acabaram sendo ocultados e substituídos por um aviso. Segundo a empresa, houve uma redução de 29% nos tweets que continham informações falsas.

Em comunicado, a rede social disse que esse selo pode ser incluído em materiais que desinformem sobre integridade cívica e Covid-19, bem como em tuítes com mídia sintética e manipulada. A novidade já está disponível na versão web e no aplicativo para iPhone. Nos celulares Android, a função deve aparecer daqui aproximadamente duas semanas.