Em 2018, Maranhão liderava economia no Nordeste

Em 2018, o PIB maranhense subiu 2,19%, conquistando o maior crescimento do Nordeste

Foto: reprodução

Segundo o IBGE, por meio do estudo Sistema de Contas Regionais, o Maranhão tem conseguido ultrapassar a média nacional no quesito economia. Além disso, em 2018, o estado liderou a economia na região Nordeste. No mesmo ano, o PIB maranhense atingiu a porcentagem de 2,9%, índice que fez o estado liderar a região Nordeste. A média nacional que aumentou 1,8% também foi superada.

O IBGE também destacou o crescimento do Maranhão no ano de 2017, período que o PIB cresceu 5,3%, quatro vezes maior que a média nacional. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), atribui o motivo da alavancada do PIB maranhense em 2018 ao pelo bom desempenho secundário e terciário maranhense, com destaque para as atividades de metalurgia e comércio, respectivamente. Como resultado, o Maranhão registrou o oitavo maior crescimento do país e o maior da região Nordeste.

Programa Mais Avicultura

O Imesc destacou também investimentos na área de alimentos, com o surgimento de um grande empreendimento da área de abatedouro de frango, fruto do programa do governo, intitulado Mais Avicultura.

34 mil empregos formais

Ressaltou ainda que o bom desempenho do setor terciário pode ser explicado, inicialmente, pelo dinamismo na atividade de comércio, que registrou um aumento de 34 mil empregos formais, em paralelo a uma paulatina redução na inadimplência e recomposição do crédito ao consumo.