Instagram lança Guias para todos os usuários com foco em curadoria de conteúdo

Novo recurso promete entregar uma maneira mais fácil de descobrir recomendações, dicas e outros conteúdos

Foto: Divulgação

Instagram anunciou nesta terça-feira (17) que sua ferramenta Guias agora está disponível para todos os usuários. O novo recurso promete entregar uma maneira mais fácil de descobrir recomendações, dicas e outros conteúdos dos seus criadores, figuras públicas, organizações e publishers favoritos na plataforma.

O Guias estava em fase de testes desde maio deste ano, trabalhando com especialistas e criadores de conteúdo para desenvolver guias voltadas principalmente a dicas de bem-estar. Por exemplo, como se cuidar, manter o contato com outras pessoas ou lidar com ansiedade e luto durante a pandemia de Covid-19.

Os Guias ficam agrupados em uma aba dentro do perfil das pessoas, sinalizada por um ícone de livro. É possível criar coletâneas com fotos e vídeos do feed, IGTV e stories — cada um dos itens pode ser acompanhado de um texto, e não há limitação de temas. A novidade chegou para facilitar a curadoria de conteúdos na plataforma.

O objetivo é agrupar em um só lugar conteúdos que, de alguma forma, possam ajudar os usuários. Por exemplo, ao abrir um perfil de cuidados com a pele, é possível encontrar conteúdos com dicas de como limpar o rosto e qual tipo de maquiagem usar. O usuário também pode reunir os próprios posts com alguns de outros perfis em uma única guia.

Fase de testes no Brasil

O Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção ao Suicídio foi a primeira conta brasileira a receber o Guias. O projeto foi uma parceria entre o Instagram e a instituição com o objetivo de oferecer apoio à comunidade do aplicativo durante a pandemia da Covid-19, desenvolvendo vídeos e posts relacionados à saúde mental e física.