Black Friday deve ter salto de 77% em vendas on-line devido à pandemia

As vendas de itens de vestuário e acessórios devem registrar crescimento de 133% no número de pedidos

Foto: Reprodução

As reportagens sobre a Black Friday deste ano não devem ser ilustradas com imagens de lojas lotadas, uma vez que as aglomerações ainda não são permitidas no Brasil devido aos protocolos de biossegurança para evitar a disseminação da Covid-19. Assim, as expectativas dos lojistas estão consignadas nas vendas on-line.

Este ano, o faturamento da Black Friday deverá será maior do que em 2019, quando bateu recorde nas vendas on-line, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A estimativa para o evento é de crescimento de 77% nas vendas em relação ao ano passado, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões.

O vice-presidente da ABComm, Rodrigo Bandeira, afirmou que o home office ajuda a impulsionar o e-commerce, uma vez que muitas pessoas ainda estão trabalhando de casa e passando mais tempo conectadas e expostas a ofertas on-line. Para ele, a alta é uma herança do confinamento da pandemia que aumentou a adesão ao e-commerce.

A Corebiz, agência especializada em soluções em marketing digital para varejistas on-line e multicanal, estima que as vendas de itens de vestuário e acessórios devem registrar aumento de 45% de receita em relação à Black Friday de 2019, com 133% de crescimento no número de pedidos e alta de 61% de novos compradores on-line.

Os setor de casa e construção deve ter crescimento de 22% na receita e de 32% no número de transações na comparação com 2019, mas a previsão é que tenha uma queda de 6% no número de novos clientes. Enquanto as lojas de cosméticos devem ter receita 25% maior, 26% mais novos consumidores e alta de 113% no número de pedidos.

O setor de tecnologia deve registrar incremento de 22% em sua receita, 16% na entrada de clientes, mas uma queda de 10% em número de pedidos. Para as projeções, a Corebiz comparou a curva de evolução de janeiro a setembro para calcular o desempenho em novembro. A Black Friday de 2020 acontece dia 27 de novembro.