Google Notícias mostra conteúdo oficial do TSE

Agregador de notícias do Google mostra seção inicial com checagem de fatos e dados oficiais sobre as eleições municipais

O Google Notícias está mostrando um novo painel sobre as eleições 2020 no Brasil. A versão web e os aplicativos do agregador de notícias para Android e iPhone (iOS) ganharam uma seção dedicada à checagem de fatos e a conteúdos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa é inédita e tem o objetivo de combater as fake news durante as eleições municipais. 

Junto com o TSE, o serviço também vai disponibilizar a apuração dos votos em tempo real após o primeiro turno neste domingo (15). Além disso, essa nova seção do Google Notícias vai trazer conteúdo produzido pelo TSE sobre a importância do voto e os protocolos sanitários adotados em razão da COVID-19. O buscador promete ainda trazer resultados mais ágeis para as dúvidas mais comuns dos cidadãos. A pesquisa sobre “como votar”, por exemplo, traz como primeiro resultado um card com informação oficial do Tribunal. 

Juntamente com os fatos checados por agências de verificação e veículos de jornalismo sobre as eleições 2020, os materiais aparecerão também na seção “Manchetes” da página inicial.

A novidade é fruto da parceria entre Google e TSE selada em outubro, no âmbito do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. O Google lançou também uma página especial das eleições 2020 no Google Trends e anunciou uma série de lives sobre o tema no YouTube.