Após sete meses fechados, cinemas retornam em São Luís

Setor foi um dos mais afetados em razão da pandemia de Covid-19

Foto: Reprodução

É com expectativa alta que as salas de cinema de São Luís reabriram nesta quinta-feira (12), depois de sete meses fechadas em razão das restrições para evitar a disseminação da Covid-19. O Cinesystem, no Rio Anil Shopping, UCI Kinoplex, no Shopping da Ilha, e Cinépolis, no São Luís Shopping, foram os primeiros a voltar.

A reabertura dos cinemas foi autorizada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, no dia 16 de outubro. Entre as normas sanitárias que deverão ser seguidas estão uso obrigatório de máscara, aferição da temperatura, limitação de até 150 pessoas na sala, distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e pontos de higienização.

As salas devem adotar ainda um padrão de assento desocupado, entre dois assentos ocupados, em fileiras alternadas. Após o fim das sessões, deverá ser feita a higienização completa dos espaços. Além disso, pessoas do grupo de risco ou que apresentem sintomas gripais não devem frequentar os ambientes.

Fiscalização

O Procon-MA, em parceria com a Vigilância Sanitária, fiscalizaram a reabertura para verificar se os protocolos de biossegurança estão sendo respeitados, conforme a portaria n° 75, de 19 de outubro de 2020, que autorizou o retorno. A ação foi iniciada no UCI Kinoplex, no Shopping da Ilha, e se estenderá a todos os cinemas da capital.

Em nota, Adaltina Queiroga, presidente do Procon-MA, afirmou que o retorno será acompanhado, como já aconteceu em outros segmentos, visando garantir o respeito às normas sanitárias e, com isso, a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor.